mulher negra com desenhos de casas ao fundo

Saúde mental de mulheres periféricas é tema de documentário 

A obra Jardim de Retalhos é inspirada em projeto social que fortalece cuidados de saúde mental de mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Redação

29|11|2024

Alterado em 29|11|2024

Vivências e desafios enfrentados mulheres do bairro de Sapopemba, em São Paulo (SP), são o tema do documentário Jardim de Retalhos, coordenado por Camila Magalhães, psiquiatra e cofundadora da Caliandra Saúde Mental, com o apoio de Cris Sultani, fundadora do Instituto Beja.

A obra, que aborda a saúde mental de mulheres periféricas, será lançada no dia 04 de dezembro e tem como inspiração o projeto social Gente Precisa de Gente, cujo objetivo primordial é fortalecer os cuidados de saúde mental entre 150 mulheres em situação de vulnerabilidade na zona leste de São Paulo. 

Dirigido por Alma André Castilho e Nicoly Cruvinel, o documentário narra as trajetórias de Tânia de Souza, que transformou sua dor em força para apoiar mães de jovens encarcerados, de Tânia Vargas, que aprendeu a importância do autocuidado e de Kelly Hino, que se tornou psicóloga para dedicar-se aos cuidados emocionais.

A obra destaca o impacto dos projetos psicossociais nas vidas das mulheres periféricas, que enfrentam diariamente problemas como saúde mental, vulnerabilidade social e luta pela sobrevivência emocional. Além disso, dá ênfase a resiliência e a solidariedade que emergem em meio às adversidades.

Serviço – Lançamento documentário “Jardim de Retalhos”

Data: 04 de dezembro

Horário: 19h

Local: Cinesala – Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros